Quantcast
 

Tecnologia pioneira pode melhorar vinho e azeite

Produção de azeite vai manter-se

Foi criado um projeto que pretende aumentar a produção e melhorar a qualidade do vinho e do azeite nacionais, tornando-os mais competitivos nos mercados internacionais.

A QualityPlant – Investigação e Produção em Biotecnologia Vegetal é a responsável pelo projeto e foi criada por Elisa Figueiredo e Mónica Zuzarte. Esta spin-off da Universidade de Coimbra aposta em métodos de cultura in vitro para preservação e propagação de plantas que são mais rápidos do que os tradicionais.

As responsáveis pelo projeto dizem que a solução permite “não só garantir a produção de plantas de elevada qualidade fitossanitária mas, essencialmente, assegurar a redução dos custos de produção para os viveiristas e agricultores e melhorar a sua produtividade”.

banner APP
 

Esta tecnologia é eficaz “na eliminação de pragas ou doenças”, o que permite reduzir os custos, e representa ainda uma vantagem ao nível da produtividade na medida em que “valoriza os produtos nacionais” e estimula “a economia com produtos mais competitivos, também a nível mundial”.

Além da propagação e preservação in vitro das plantas, a QualityPlant ambiciona também apostar na criação de um banco de germoplasma (Germplasm Bank) com o objetivo de conservar o património genético das plantas e que funcionará como uma espécie de ‘seguro de vida’.