Os criadores de produtos vão, em 2014, voltar-se para os hidratos de carbono de digestão lenta, como a aveia, a cevada, o sorgo e o milheto e para as proteínas lácteas que, de acordo com o estudo, fornecem energia prolongada, o que pode ser uma oportunidade para a indústria alimentar e de bebidas, devido ao crescente interesse mundial por esse tipo de produtos.
A tendência “peso saudável” é também apontada pelo autor como uma das mais marcantes para este ano. A manutenção do peso vai deixar de ser uma categoria especial de alimentos e vai passar a fazer parte das escolhas alimentares diárias dos consumidores que veem o seu peso como uma forma de manter o bem-estar e a saúde. Julian Mellentin refere que “isto resulta em vencedores e perdedores. As estratégias para a manutenção de peso da Unilever e Nestlé estão a fracassar porque se baseiam numa compreensão do mercado que está desatualizada desde há cinco anos atrás”. As vendas dos produtos Slim-Fast diminuíram 80% e a Nestlé está a vender a maioria da sua empresa especializada em programas de perda de peso Jenny Craig.
2014 será ainda o ano de produtos sem glúten, de produtos com quantidades mínimas de açúcares, de produtos que fornecem maiores quantidades de proteínas dos produtos que utilizam ingredientes naturais como o chocolate preto para permitir que os consumidores ‘pequem’.
Nota: Imagem da New Nutrition Business