Os projetos nacionais selecionados estão a cargo da Associação das Empresas de Vinho do Porto, que irá promover os vinhos no mercado nacional, e da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e da Casa do Azeite que vão, por sua vez, divulgar o vinho e o azeite português não só no mercado interno, mas também na Alemanha, Reino Unido, Suécia e Polónia.
Os programas selecionados cobrem uma série de categorias de produtos, como os produtos de qualidade (DOP, IGP e ETG), os produtos biológicos, as frutas e os produtos hortícolas, o vinho, o leite e os produtos lácteos, as flores, as frutas e os produtos hortícolas transformados, os produtos transformados à base de cereais e o arroz, a rotulagem dos ovos e ainda outras categorias de produtos. Os países terceiros e as regiões em causa são a América do Norte, a Rússia, a China, o Médio Oriente, o Sudeste Asiático, a Índia, a América Latina, a Noruega, o Azerbaijão, a Bielorrússia e a Turquia.
As ações financiadas podem consistir em campanhas de relações públicas, ações de promoção ou de publicidade que evidenciem as vantagens específicas dos produtos da EU, ou em participações em feiras, campanhas de informação sobre o sistema da UE de denominações de origem protegidas (DOP), indicações geográficas protegidas (IGP) e especialidades tradicionais garantidas (ETG), informação sobre os sistemas de qualidade e rotulagem da UE e a agricultura biológica, e ainda campanhas de informação sobre o sistema comunitário dos vinhos de qualidade produzidos em regiões determinadas (VQPRD).