O acordo cinco anos pretende melhorar a segurança alimentar através de medidas como o aumento da produtividade agrícola, ligação dos agricultores aos mercados, redução dos riscos e da vulnerabilidade e melhoria do emprego rural não-agrícola.
Ao abrigo deste acordo estão já a ser testadas formas de conjugar o conhecimento e a experiência do IFAD em projectos com pequenos agricultores e empresários rurais com a capacidade da Unilever em integrá-los nos mercados e a sua experiência em agricultura sustentável. As ações incluíram uma missão conjunta em campo num projeto desenvolvido na região de Vidarbha em Maharashtra, no oeste da Índia, focado em especiarias e cebolas.
Segundo Paul Polman, CEO da Unilever, “agora, mais do que nunca, o mundo precisa de aumentar o investimento em agricultura e este investimento deve vir do setor público e do privado, para se criar uma mudança verdadeiramente significativa. Tanto os pequenos agricultores, como os de maior dimensão, são necessários para aumentar a produtividade e produzir alimento suficiente para pessoas desfavorecidas em todo o mundo. Existem 1,5 mil milhões de pessoas a dependerem de pequenas explorações agrícolas e que, para passarem da agricultura de subsistência para a agricultura comercial, precisam de acesso ao conhecimento, crédito, mercados e gestão de risco, que podem ser proporcionados por empresas de maior dimensão”.