A Herdade Vale da Rosa alcançou, na campanha do ano passado, uma redução de cerca de 80 toneladas na utilização de plástico para a produção das suas embalagens.
O novo embalamento, resultado de um investimento de cerca de 500 mil euros, integra um packing livre de plástico de origem fóssil, o que permite “poupanças assinaláveis sem comprometer a qualidade e sabor” do produto.
A embalagem é produzida a partir de cartão 100% reciclável, com selo FSC (Forest Stewardship Council), uma certificação internacional que promove o uso responsável das florestas e da conservação dos seus recursos naturais.
É ainda selada com uma película transparente biodegradável que, apesar da semelhança com o packing convencional, representa uma alternativa ecologicamente responsável, explica a empresa, salientando que foi esta ação que permitiu a diminuição da utilização de plástico nas suas embalagens.
Com a introdução da embalagem “Zero Plástico” na última campanha, a empresa refere ter sido “mais um marco no compromisso” de contribuir “ativamente para o desenvolvimento de um setor agrícola mais sustentável, alinhado com as preocupações em torno da preservação ambiental e empenhado na redução da pegada ecológica da agricultura moderna”.
Além disso, a Herdade Vale da Rosa avança ter também em marcha a implementação de um projeto direcionado para as energias renováveis, com a instalação de aproximadamente 900 painéis fotovoltaicos, prevendo assim alcançar a meta da neutralidade energética até ao final deste ano.