Paulo Azevedo, presidente executivo da Sonae, refere que no que diz respeito ao primeiro trimestre do ano, “as vendas de retalho acumuladas, incluindo o período da Páscoa cresceram 3,6% na Sonae MC e 13% na Sonae SR. Estes crescimentos são resultado de uma recuperação importante na confiança dos consumidores em Portugal e Espanha, de um reforço das nossas quotas de mercado e, no Continente também, de um forte investimento na nossa liderança de preço no mercado português através de mais e maiores promoções e uma forte redução de preços, em particular nos produtos frescos”.
Nos primeiros três meses do ano, a empresa conseguiu ainda obter lucros de 10 milhões de euros e a atividade internacional do grupo, que já opera em 60 países, cresceu 15%.
Sonae reforça compras a produtores nacionais
A Sonae reforçou a sua aposta na produção nacional durante o primeiro trimestre de 2014, com o volume total de compras a produtores nacionais na área dos perecíveis a aumentar 2% para 154 milhões de euros.
Luís Moutinho, CEO da Sonae MC, refere que “a Sonae e o Continente continuam a trabalhar de perto com a produção nacional e a consolidar dia-após-dia as relações de longo prazo que estabelecem, sendo esta uma postura diferenciadora que tem permitido a muitas empresas agroalimentares e pequenos produtores desenvolverem a sua atividade com confiança. Acreditamos que a cooperação entre a produção e a distribuição é fundamental para o desenvolvimento de uma indústria agroalimentar competitiva e geradora de riqueza para todas as partes, pelo que vamos continuar a trabalhar para dinamizar a produção nacional, procurando promover a eficiência e inovação no setor”.
Nos primeiros três meses do ano, o Clube de Produtores Continente alargou o seu número de associados em 8% para 267 membros, que incluem produtores individuais, associações de produtores e cooperativas. Face a esta evolução, o Clube de Produtores Continente foi responsável por compras superiores a 57 milhões de euros.