Quantcast
Hortofrutícolas

Veracruz apoia estudo sobre melhorias de práticas de produção no amendoal

Veracruz apoia estudo sobre melhorias de práticas de produção no amendoal

O grupo Veracruz, produtor de amêndoas da Beira Baixa, associou-se ao Instituto Superior de Agronomia e à empresa Agromillora para promover um estudo científico com vista à melhoria dos sistemas de produção de amêndoa. Desta maneira, o grupo reforça a sua aposta em smart farming.

Em comunicado enviado à imprensa, o grupo Veracruz revela que a parceria vai permitir realizar trabalhos de investigação no campo, na forma de duas dissertações de Mestrado em Engenharia Agronómica, para comparar o efeito da redução de rega de dois sistemas de produção.

A iniciativa tem como objetivo analisar o impacto da rega deficitária em diferentes épocas do ano e compreender os seus reais efeitos no crescimento vegetativo, na produtividade e na qualidade dos frutos em cada um dos sistemas de plantação analisados.

Em campo, vai ser caraterizado o crescimento vegetativo, o vingamento das flores e a evolução dos frutos ao longo de 2021, em função da redução de água na rega. As primeiras conclusões são esperadas no final do ano.

“Com os resultados obtidos, o grupo Veracruz tenciona tornar o seu aproveitamento de recursos mais sustentável e manter-se na vanguarda da inovação no setor”, diz o sócio e cofundador da Veracruz, David Carvalho.