Agricultura

Verão começa com granizo e trovoada. Ministério da Agricultura avalia prejuízos

Verão começa com granizo e trovoada. Ministério da Agricultura avalia prejuízos

O verão começou esta quinta-feira (21 de junho) com chuva, granizo e trovoada e com o IPMA a colocar dez distritos do país sob aviso amarelo. O Ministério da Agricultura já emitiu um comunicado em que diz que os seus serviços estão já no terreno a fazer a avaliação dos estragos causados pela queda de granizo sobretudo no Norte do país, nomeadamente em Vila Real, Armamar, Lamego e Resende.

“Os serviços do Ministério estão focados na identificação de prejuízos materiais relacionados com situações que possam dar origem à necessidade de restabelecimento do potencial produtivo (infraestruturas de apoio à atividade agrícola e equipamentos), uma vez que, no que diz respeito às culturas, a queda de granizo e as chuvas intensas constituem um risco coberto pelo sistema de seguros agrícolas, subsidiado pelo Estado em 60%, o que representa um esforço público anual superior a 11 milhões de euros para apoiar os agricultores portugueses”, explica o Gabinete do ministro da Agricultura.

Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Santarém, Portalegre, Setúbal, Évora e Beja foram esta quinta-feira colocados sob aviso amarelo devido ao granizo e às trovoadas.