- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Verdes querem imposto para grandes áreas de eucalipto

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) tem reclamado a criação de um imposto sobre “as grandes áreas de cultivo de eucaliptos e de outras espécies exóticas”, uma forma de criar um “fundo de apoio à plantação de novas áreas de montado de sobro”. Assim, no próximo dia 14 de abril, realizar-se-á uma audição pública parlamentar para discutir com as associações ligadas ao setor a criação de um novo quadro legislativo para a plantação de eucaliptos e outras espécies exóticas “de forma a pôr fim à liberalização e expansão” dessas espécies florestais.

A associação ambiental Quercus já concordou com a ideia, mas defende que o fundo de apoio à plantação deveria ser alargado a outras espécies, nomeadamente aos azinhais e carvalhais, como forma de promover a floresta autóctone.

banner APP [1]

De acordo com o PEV, esta proposta é resultado de algumas conversações com o Partido Socialista [2] e tem como finalidade “atenuar o não retorno económico destas plantações durante os primeiros 30 anos”, defendendo que, “prioritariamente”, as ajudas devem ser canalizadas para “as pequenas e médias propriedades”.

Os produtores nacionais já vieram entretanto aplaudir a iniciativa, referindo que “tudo o que for feito em prol do montado é de enaltecer”.