O vinho verde é o vinho de denominação de origem portuguesa (DOC), não licoroso, com maior aceitação a nível internacional. Só em 2008 foram exportados mais de 13 milhões de litros.
Os dados, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, indicam que a venda deste vinho em mercados externos representa 42% do total do volume exportado de vinho português não licoroso com denominação de origem controlada. As exportações do Vinho Verde representam 20% das vendas totais efectuadas em 2008.
Nos últimos cinco anos verificou-se um crescimento de 46,7% no volume das exportações, o que significa um aumento de mais de quatro milhões de litros exportados. A Suíça e a Angola foram os países em que este crescimento mais se evidenciou, com aumentos das exportações acima dos 130%.
Entre os mercados que mais importam vinho verde destacam-se Alemanha, Estados Unidos, França, Angola, Canadá, Brasil, Suíça e Reino Unido. Estes oito países representam 80% das exportações.
O incremento das exportações em diferentes mercados faz do vinho verde o vinho DOC mais exportado, a seguir ao vinho do Porto.