Pretende-se que os benefícios deste plano tenham impacto em mercados como EUA, Brasil, Suíça, Canadá ou Noruega.
Os vinhos do Alentejo têm atualmente em Portugal uma quota de mercado de 43%, sendo esta a região com maior crescimento nos últimos 20 anos. O ponto de arranque deste Plano será uma Sessão de Apresentação e Debate, a ter lugar dia 22 de abril no Fórum Eugénio de Almeida, em Évora.

O Plano abrange três dimensões de sustentabilidade: ambiente (solos, água energia e carbono, resíduos…), economia (qualidade, tendências do consumidor, diferenciação, rentabilidade de longo prazo…) e sociedade (RH, comunidades locais e herança cultural).
Com este Plano pretende-se integrar as três vertentes da sustentabilidade na operação e comunicação da região vitivinícola do Alentejo. A CVRA diz que será “construída uma visão partilhada com todas as partes interessadas, sobre sustentabilidade para a produção vitivinícola da região. O desempenho dos vinhos do Alentejo nas três vertentes acima referidas será reforçado, com o contributo do Plano para o desenvolvimento de projetos inovadores e custo-eficazes.”