A Comissão anunciou esta quarta-feira, no Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) em Lisboa, durante a apresentação do plano estratégico para 2014 o investimento de cerca de €1M em promoção no mercado nacional e internacional.
Do orçamento previsto, 70% diz respeito a ações em mercados de exportação e 30% em iniciativas no mercado nacional, tais como ações no ponto de venda, cursos de vinhos e presenças em eventos e feiras importantes do setor. Como será o caso do SISAB, onde a CVR Tejo estará presenta pela primeira vez.
Relativamente aos mercados externos, a Comissão revelou que os EUA e o Brasil vão continuar a ser os destinos de maior investimento da região. “Do total do orçamento previsto em promoção, estimamos que 32% diga respeito aos EUA, 21% ao Brasil, 16% à China e 11% à Rússia”, afirmou José Pinto Gaspar, presidente dos Vinhos do Tejo.
À VIDA RURAL, o responsável adiantou que “iremos trabalhar mais em parceria com a ViniPortugal. Numa determinada feira, por exemplo, a ViniPortugal está presente e tem um espaço para a CVR tejo, e paralelamente nos poderemos realizar provas e master class destinadas ao trade. Pelo que os produtores podem assim aproveitar a feira e também estas ações”.
Com este plano estratégico e de investimento, a CVR Tejo pretende fazer com que a região continue a crescer da forma como tem feito desde 2008. Entre 2008 e 2013 a região dos Vinhos do Tejo cresceu cerca de 50% na certificação de selos, passando de dez milhões de garrafas para mais de 15 milhões de garrafas certificadas no ano passado. Todavia, em 2013 o crescimento abrandou.
No que diz respeito às exportações, os Vinhos do Tejo cresceram 78% entre 2008 e 2013, passando de 4,5 milhões de garrafas exportadas para cerca de oito milhões, sendo que os mercados que registaram maior evolução foram Angola, Suécia e China.
A CVR Tejo tem sido uma das regiões vitivinícolas com maior crescimento nos últimos anos, não só a nível nacional, mas sobretudo nos mercados internacionais.