Quantcast
 

Vinhos Verdes com investimento recorde para exportações

Vinhos Verdes apostam em exportações para o Brasil

A Comissão Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) mais que duplicou o seu investimento para este ano, de forma a compensar nas exportações a quebra prevista no mercado interno. Para 2012 a CVRVV baterá o recorde de investimento na promoção dos seus vinhos, passando de um orçamento de 1,4 milhões para 3,4 milhões euros, orientado para oito mercados prioritários.

Em concreto, do total de investimento para este ano, 22,7% será para os EUA, 17,7% para Portugal – “porque 70% da nossa produção é para o mercado interno, também queremos notoriedade para o longo prazo”, refere Manuel Pinheiro, presidente da CVRVV – 15% para o Brasil e 13,3% para o Canadá.

Um milhão de euros serão pagos por fundos próprios da comissão e 2,4 milhões provenientes de diferentes programas de financiamento externo. “É o maior investimento de sempre e o maior de uma região de vinhos portugueses, não considerando o investimento da ViniPortugal”, disse Manuel Pinheiro, em conferência de imprensa no Porto, avança o Jornal de Negócios.

 

Os produtores da região dos vinhos verdes vão iniciar em fevereiro ações de formação, no Porto e em Arcos de Valdevez, para aprender inglês técnico, que os ajudará a “expressarem-se corretamente” junto dos importadores.

banner APP

Este ano será testada uma primeira abordagem ao mercado sueco, onde a CVRVV reconhece potencial de crescimento.

 

Os vinhos verdes celebram “uma década de aumentos consecutivos na exportação e alargamento dos mercados”. Em 2002 apenas exportavam 15.5% da produção, já em 2010 essa percentagem subiu para 27,4% e no ano que agora terminou terá ultrapassado os 30%. “Até aos 50% podemos crescer”, perspetivou o responsável da CVRVV.