Os mercados Angolano, do Reino Unido, da Alemanha, o mercado nórdico, o Canadá, a China (incluindo Macau) fecham o lote de oito mercados onde será investido cerca de 7 milhões de euros (valor que engloba a promoção feita em território nacional).
A estratégia foi hoje (12 de dezembro) apresentada durante o Fórum ViniPortugal que decorreu em Santarém, e que contou com a presença de algumas dezenas de profissionais do setor vitivinícola.
“Queremos desenvolver e executar estratégias e planos de mercado inovadores e relevantes, que permitam posicionar Portugal como o próximo “hot spot” da cena internacional vitivinícola, num prazo de três anos”, afirmou Jorge Monteiro, Presidente da ViniPortugal durante a apresentação deste plano.
Eventos dominam ações de promoção
“Vamos deixar de ser um organizador de eventos para passar a ser especialistas do mercado”, foi assim que Jorge Monteiro anunciou a nova estratégia de promoção do vinho português no exterior. Contudo, cerca de 49% da fatia do investimento está consagrada aos eventos.
Jorge Monteiro referiu que em certos países irão alocar a organização dos eventos a agências de comunicação locais e irão criar a figura do Embaixador do vinho português. “Alguém conhecedor dos vinhos nacionais e que viva no país onde será embaixador”, avançou Jorge Monteiro.