- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Lusomorango pede que sejam asseguradas condições para manter exportações

A Lusomorango, Organização de Produtores (OP) nacional do sector das frutas e legumes, apelou ao poder político para que sejam salvaguardados mecanismos que permitam garantir o regular funcionamento da atividade do setor agrícola nacional [1] e o escoamento dos produtos para os seus destinos de exportação.

A organização defendeu, em comunicado, a necessidade de manter as fronteiras abertas para o transporte de mercadorias, considerando que tal é “vital para garantir a sustentabilidade do setor e para dar resposta às necessidades dos mercados que procuram os pequenos frutos produzidos em Portugal”.

A Lusomorango refere que os mercados de destino dos seus produtos, principalmente as geografias nórdicas, mantêm a procura e acredita que esta irá aumentar, pois o consumo de produtos frescos, num período de isolamento, contribui para a manutenção de um estilo de vida mais saudável.

A Organização Mundial de Saúde sugere que este momento de isolamento social deve ser associado a uma dieta equilibrada, o que torna os produtos hortofrutícolas fundamentais.