A The Navigator Company reforçou o seu compromisso com a Biodiversidade ao subscrever o act4nature Portugal, uma iniciativa do Business Council for Sustainable Development Portugal (BCSD) que pretende sensibilizar, mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a Biodiversidade.
“A Empresa pauta a sua atividade por uma atitude permanente de elevada responsabilidade ambiental ao longo de toda a cadeia de valor. Por isso, conservar a Biodiversidade e manter o equilíbrio dos ecossistemas são aspetos fundamentais do modelo de gestão sustentável dos seus espaços florestais e das suas unidades industriais”, afirma a empresa em comunicado.
Atualmente, nas florestas sob gestão da The Navigator Company estão identificadas 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, incluindo várias espécies protegidas e endémicas, número que tem vindo a aumentar.
A Navigator reitera ainda que “a defesa da Biodiversidade constitui um pilar estratégico de sustentabilidade ambiental da floresta que a Empresa promove, através da implementação de uma estratégia de conservação que inclui, por exemplo, a manutenção de áreas tampão para proteção de habitats valiosos e o adiar de operações de exploração e manutenção silvícola quando essas ações coincidem com o período de nidificação de algumas aves”.
Em Portugal, a área de floresta gerida pela Empresa agrega 108.269 hectares (números relativos a 2019) e é composta por várias espécies, das quais se destacam o Eucalipto com 74% (80.333 ha), o Sobreiro com 3,5% (3890 ha), o Pinho e outras resinosas com 3% (3463 ha), outras espécies arbóreas com 2% (2116 ha) e infraestruturas e outras ocupações com 9,5% (10.318 ha). Do total de floresta que é gerido pela The Navigator Company, as áreas de conservação representam, aproximadamente, 11%.
Os viveiros têm capacidade anual de produção de 12 milhões de plantas e produzem 160 espécies diferentes de árvores e arbustos. Além do primeiro produtor nacional de eucalipto, a empresa refere ser o “um dos três primeiros produtores nacionais de pinheiro e de sobreiro”.