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Syngenta apresenta novo programa de agricultura sustentável

A Syngenta [1], empresa agrícola de ajuda à segurança alimentar mundial, apresentou o “The Growth Plan 2.0”, o seu novo programa de sustentabilidade para Portugal até 2025. A primeira versão deste plano, anunciada em 2013, conseguiu, por exemplo, aumentar a produtividade de culturas como a cevada em 20%.

Em comunicado, a Syngenta [2] revela que o novo programa de agricultura sustentável para 2025 pretende, globalmente, “investir 2.000 milhões de dólares em agricultura sustentável e a pôr à disposição dos agricultores duas tecnologias disruptivas por ano”

 

O plano divide-se em quatro áreas de atuação:

Resultados de 7 anos do “The Good Growth Plan”

Desde 2013, o plano conseguiu ibericamente:

 

Robert Renwick, country head iberia da Syngenta, afirmou que foram cumpridos a nível mundial praticamente todos os objetivos propostos para 2020 e em particular em Portugal e Espanha.

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Estratégia do Prado ao Prato

A “Estratégia do Prado ao Prato” [4] esteve em debate numa mesa redonda digital. Os oradores foram unânimes em responder que esta estratégia é um “comboio em andamento” que Portugal não quer perder.

Eduardo Diniz, diretor-geral do GPP do Ministério da Agricultura, afirmou que a futura Política Agrícola Comum [5] trará vantagens para todos os elos da cadeia, mas não está isenta de desafios.

Para Eduardo Diniz, somente com uma maior aposta na inovação e na tecnologia será possível atingir as metas dos Pacto Ecológico Europeu [6], “mas para tal é necessário que as políticas públicas sejam acompanhadas de capacidade de investimento no setor agrícola”.

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa, alertou, que «a estratégia do Prado ao Prato é importante e inevitável, mas não podemos aceitar que acarrete prejuízos para a agricultura, perdas de rendimento para os agricultores e abandono dos territórios rurais».