O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Governo Regional dos Açores, António Ventura, apresentou o Plano Estratégico para a Vitivinicultura dos Açores, que pretende ajudar a definir as políticas que venham a ser estabelecidas na próxima década para o setor.
O responsável anunciou, citado em comunicado, que o plano entrou “numa fase de audição pública, criando-se uma oportunidade para que o público interessado possa fazer chegar os seus contributos e assim enriquecer ainda mais a participação de que este documento já foi alvo até este momento”.
O documento recomenda o estabelecimento e implementação de planos por ilha, de acordo com as especificidades de cada uma das nossas ilhas. Além disso, prevê ainda a “a criação do Instituto da Vinha e do Vinho Dos Açores, organismo que irá fazer o devido acompanhamento, controlo e fomento do setor vitivinícola regional, bem como ajudar na definição das políticas do setor e sua execução”.
O plano prevê ainda a implementação do ‘Livro Branco’ sobre o ENOTURISMO na Região Autónoma dos Açores. Na opinião de António Ventura, esta “é uma área com fortíssimo potencial na nossa Região e que muito poderá contribuir para o sucesso do setor vitivinícola regional e para a nossa economia”. O documento incluiu ainda como objetivo a criação da “Rota dos vinhos dos Açores” e a criação do Observatório da Vinha e do Vinho dos Açores.