Quantcast
Vinha e Vinho

Granizo pode ter comprometido vindimas em Vila Real

A intensa queda de granizo registada nas freguesias de Abaças e Guiães, no concelho de Vila Real, pode ter comprometido as vindimas.

A intensa queda de granizo registada no dia 31 de maio nas freguesias de Abaças e Guiães, no concelho de Vila Real, pode ter comprometido as vindimas.

Os viticultores e os autarcas das freguesias afetadas, ouvidos pela agência Lusa, descreveram “um cenário de catástrofe”.

“Temos aqui zonas onde as vindimas estão feitas”, afirmou, à agência noticiosa, o presidente da Junta de Freguesia de Abaças, Filipe Brigas.

Quer o autarca de Abaças, quer o autarca de Guiães, Paulo Correia, afirmaram “nunca” terem presenciado situação semelhante. O presidente da junta de Guiães adiantou que “cerca de 80 a 90% das vinhas aqui da freguesia estão destruídas”. “As pessoas vão fazer tratamentos para conservar a videira”, salientou.

Já o viticultor e presidente da Associação de Agricultores Douro e Corgo, Fernando Borges, relata que as videiras ficaram “apenas com as varas” e perderam “as folhas e os cachos de uvas que já estavam formados”. O agricultor apontou ainda as consequências do granizo nas hortas e nas produções de batatas ou cebolas.

A queda de granizo, descrita como sendo do tamanho de “nozes” ou de bolas de pingue-pongue, foi acompanhada de chuva intensa.