Quantcast
Vinha e Vinho

IVV prevê que produção de vinho aumente 1% na campanha deste ano

O IVV revela que a produção de vinho deverá aumentar em Portugal em cerca de 1% face à campanha passada, para os 6,5 milhões de hectolitros.

A produção de vinho deverá aumentar em Portugal em cerca de 1% face à campanha passada, para um volume na ordem dos 6,5 milhões de hectolitros, revelam as novas previsões do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV). Em nota enviada às redações, o IVV revela ainda que esse volume corresponde a uma subida de 2% em relação à média das 5 últimas campanhas.

As regiões do Douro e Porto (+20%) e do Alentejo (+5%) são as que apresentam maiores subidas em volume relativamente à última campanha, com aumentos superiores a 250 mil e 50 mil hectolitros, respetivamente.

Já as regiões dos Açores, de Lisboa e do Minho foram as mais afetadas, com previsões de quebra de produção iguais ou superiores a 15%.

banner APP

Os dados recolhidos pelo IVV indicam que na maioria das regiões, as vinhas apresentam, em geral, “um bom desenvolvimento vegetativo e um bom estado sanitário, apesar de alguma instabilidade meteorológica, perspetivando-se que esta colheita origine vinhos de boa qualidade”.