- Vida Rural - https://www.vidarural.pt -

Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo alia-se à iniciativa “4 pour 1000”

A Comissão Vitivinícola da Região Alentejana (CVRA [1]) anunciou a adesão do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA [1]) ao ao grupo internacional “4 pour 1000”. [2] Em comunicado, a CVRA revela que esta iniciativa trabalha em prol da luta de adaptação às alterações climáticas [3] através da exploração do papel dos solos agrícolas na captação de dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera, bem como enquanto garante da segurança alimentar.

O grupo “4 pour 1000” considera que um aumento anual do carbono presente nos solos reduziria significativamente a concentração de CO2 na atmosfera. “Esta convicção está alinhada com o trabalho que o PSVA tem vindo a desenvolver através da promoção da boa gestão dos solos, com o incentivo à implementação de medidas junto dos produtores alentejanos, como o enrelvamento, a compostagem ou a conservação e regeneração da biodiversidade”, explica a CVRA.

 banner APP [4]

João Barroso, coordenador do PSVA [5], avança que “a integração nesta importante iniciativa foi um passo natural no rumo que o PSVA pretende traçar, uma vez que os valores e propósito da iniciativa estão alinhados com tudo aquilo que defendemos, designadamente, que a agricultura (e a viticultura, em especial) não é parte do problema, mas da solução para as alterações climáticas”.

A “4 pour 1000” foi criada pelo Ministério da Agricultura e Alimentação Francês e conta com o apoio do Ministério Federal Alemão da Alimentação e Agricultura e do Departamento Federal de Agricultura e Alimentação (BLE), bem como do Ministério Espanhol de Agricultura.