Quantcast
Agricultura

Ministro da Agricultura solicita à UE a ativação da reserva de crise para a agricultura

Ministro da Agricultura solicita à UE a ativação da reserva de crise para a agricultura iStock

O Ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes, enviou uma carta ao Comissário Europeu da Agricultura e Alimentação solicitando a ativação da reserva de crise para a agricultura.

De acordo com o comunicado de imprensa, este mecanismo europeu permite uma resposta rápida a crises que impactem a produção ou distribuição agrícola, com uma dotação anual de 450 milhões de euros para a União Europeia (UE).

 

A carta foi enviada na passada quinta-feira ao Comissário Europeu da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, com o pedido a ser feito em resposta às estimativas preliminares, que indicam prejuízos de cerca de 500 milhões de euros no setor agrícola.

Além disso, estimam-se danos de cerca de 275 milhões de euros no setor florestal, o que agrava ainda mais o impacto económico causado pelos recentes fenómenos meteorológicos adversos, enfatiza a nota de imprensa.

 

Na carta, o Ministro da Agricultura e do Mar alertou que a situação ainda não está estabilizada. As previsões meteorológicas para os próximos dias apontam para a continuidade de condições adversas, com risco elevado de precipitação intensa e ventos fortes, o que pode agravar os danos já registados e dificultar os esforços imediatos de recuperação.

Segundo a comunicação, os significativos prejuízos sofridos pelos produtores e a consequente perda de rendimentos dos agricultores afetados em Portugal colocam em risco a viabilidade económica das regiões mais impactadas.

banner APP
 

Este pedido segue-se aos contatos já realizados com os serviços da Comissão Europeia responsáveis pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, bem como com o Comissário Europeu da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen.