Quantcast

Premios Vida rural

PRÉMIO GUARDIÃO DA BIODIVERSIDADE DOMÉSTICA: VOTAÇÕES ABERTAS!

A SPREGA (Sociedade Portuguesa de Recursos Genéticos Animais) e a revista VIDA RURAL, juntaram-se para atribuir o Prémio Guardião da Biodiversidade Doméstica, um galardão que pretende reconhecer e distinguir atividades de conservação, utilização e promoção dos recursos genéticos animais para alimentação e agricultura, em geral, e raças autóctones e seus produtos, em particular.

Este prémio será integrado nos Prémios VIDA RURAL, que decorrem durante o congresso AgroIN 2021, no próximo dia 30 de junho. A escolha é da responsabilidade dos leitores da VIDA RURAL que podem escolher um de três nomeados: Herdade da Abóbada (CEBA); Quinta do Zorro e Sociedade Agrícola Mata Linda.

As votações decorrem até dia 16 de junho, participe e escolha o seu Guardião da Biodiversidade Doméstica!

HERDADE DA ABÓBADA

O CEBA – Herdade da Abóbada, ao longo do seu historial, tem desenvolvido ações de caracterização, conservação e utilização sustentável de recursos genéticos autóctones (animais e vegetais), de acordo com o projeto iniciado pelo Dr. António José Borges Bettencourt em 1977.
Na área da conservação e sustentabilidade dos recursos genéticos animais, tem sido feito um trabalho significativo na manutenção e seleção de núcleos de espécies pecuárias autóctones, algumas delas em risco de extinção. Adicionalmente, foram criadas as infraestruturas de apoio ao maneio e exploração destas raças. Os núcleos de raças autóctones existentes no CEBA encontram-se integrados nos programas de conservação e melhoramento genético dos vários Livros Genealógicos de raças autóctones, cuja gestão é da responsabilidade das respetivas associações de criadores: raças bovinas Mertolenga e Garvonesa, raças ovinas Campaniça, Merina Preta e Merina Branca, raça caprina Serpentina e raça suína Alentejana.

image006
image003
image005
image001

QUINTA DO ZORRO

A Quinta do Zorro – Raças Autóctones Portuguesas” é uma micro-exploração agropecuária, perto de Coimbra, com cerca de 3 hectares. Inicialmente, com o intuito de manter e limpar os terrenos da propriedade, adquiriu galinhas de raça Pedrês Portuguesa; posteriormente, das raças Preta Lusitânica, Amarela e Branca Portuguesa. A Quinta do Zorro dedica-se à produção artesanal das 4 raças autóctones de galinhas (com cerca de 100 galinhas reprodutoras em linha pura), 14 caprinos da raça Serpentina, 12 ovinos da raça Churra Galega Bragançana Branca e 2 porcas reprodutoras da raça Malhado de Alcobaça. As atividades da exploração são asseguradas pelo agregado familiar. Todos os animais são explorados em liberdade, de acordo com as especificidades de cada espécie. Os ovinos e caprinos são conduzidos diariamente à serra para pastoreio. Para o sucesso deste projeto familiar, tem sido fundamental o apoio das associações de criadores AMIBA, APCRS, ACOB e do LG do Malhado de Alcobaça.

image002
image009
image006
image004

SOCIEDADE AGRÍCOLA MATA LINDA

A Sociedade Agrícola Mata Linda, Lda., fundada em 1995, é uma empresa sediada na Herdade da Mata, Alcáçovas, distrito de Évora, com uma área de 740 hectares, onde predomina a silvo-pastorícia. Desde a sua fundação, explora diversas raças autóctones em perigo de extinção: bovinos de raça Garvonesa, cabras da raça Serpentina, Burros de Miranda, cavalos das raças Sorraia e Lusitana. A escolha destas raças baseou-se, para além da contribuição para a sua preservação, para a manutenção dos sistemas agrícolas extensivos, associados a elas. Um dos objetivos da Sociedade Agrícola da Mata é manter o equilíbrio entre a exploração agropecuária, o bem-estar animal, a preservação do ambiente e da biodiversidade. Os visitantes têm a oportunidade de comprovar este equilíbrio e disfrutar de diversas atividades e serviços que incluem, caminhadas, piqueniques, demonstração dos cavalos, observação de aves e das raças autóctones e o acompanhamento das atividades diárias da exploração agrícola.

image001
image003
image005
image007
Local
CONGRESSO ANUAL DE AGRONEGÓCIOS

Faculdade de Medicina Dentária
Rua Professor António Flores,
Cidade Universitária,
1649-003 Lisboa

Contactos

IFE by Abilways

Av.ª da Liberdade, 144 – 3º Dto.
1250-146 Lisboa
Tel.: (00 351) 210 033 800
E-mail: geral@ife.pt

Expor e Patrocinar
António Gabriel
Tel.:(00 351) 210 033 806
E-mail: agabriel@ife.pt

Inscrições/Logística 
Web Ana Paredes
Tel.: (00 351) 914 069 583
Tel.: (00 351) 210 033 824
E-mail: aparedes@ife.pt