Quantcast
Agricultura

Portuguesa conquista título europeu de melhor jovem agricultora

Portuguesa conquista título europeu de melhor jovem agricultora iStock

Joana Vacas Freixa foi distinguida com o prémio de “Melhor Jovem Agricultora da Europa”, na categoria “Desenvolvimento das Zonas Rurais”, durante a 11.ª edição do Congresso Europeu de Jovens Agricultores.

De acordo com o comunicado de imprensa, o prémio reconhece o contributo da sua exploração para o desenvolvimento rural e para a promoção de práticas sustentáveis, destacando a inovação e a qualidade do trabalho da nova geração de agricultores em Portugal. A jovem agricultora recebe ainda um prémio pecuniário de cinco mil euros.

 

Joana Vacas Freixa, 38 anos, é a quarta geração de uma família de agricultores da região de Alcácer do Sal. Licenciada e mestre em Gestão de Empresas pela NOVA SBE, conciliou durante mais de 15 anos uma carreira em consultoria empresarial com a participação ativa na gestão da exploração agrícola.

A comunicação destaca ainda que trabalhou no cultivo de cereais e arroz e na gestão sustentável do montado de sobro. Em 2024 iniciou um novo ciclo, reativando a produção de gado ovino e apostando na valorização da raça merino preto, autóctone da região.

banner APP
 

A nota de imprensa sublinha ainda a jovem agricultora já tinha sido distinguida como “Jovem Agricultora do Ano” na Feira Nacional de Agricultura de 2025, no âmbito do “Concurso Nacional de Jovens Agricultores”, uma iniciativa da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP).

O evento, organizado pela CAP em parceria com o grupo do Partido Popular Europeu e a ASAJA de Espanha, decorreu no Parlamento Europeu e visou reconhecer as iniciativas mais inovadoras e resilientes do ano, valorizando o esforço e a criatividade de jovens agricultores que estão a transformar as práticas agrícolas.