Quantcast
Animais de Produção

Projeto europeu vai testar soluções para adaptar a pecuária às alterações climáticas

Projeto europeu vai testar soluções para adaptar a pecuária às alterações climáticas iStock

Um novo projeto europeu vai estudar como adaptar a pecuária de ruminantes às alterações climáticas, testando no terreno soluções para responder a problemas como ondas de calor, secas, stress térmico e quebras de produtividade.

A iniciativa, financiada pela União Europeia (UE) no âmbito do programa LIFE, terá a duração de sete anos, entre 2026 e 2032, conta com um orçamento próximo dos 10 milhões de euros e envolve 39 entidades de seis países: França, Espanha, Itália, Alemanha, Bélgica e Grécia.

 

O projeto centra-se na pecuária de ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos) e tem como objetivo reforçar a capacidade de adaptação das explorações às alterações climáticas. A iniciativa procura igualmente gerar impactos positivos noutros desafios ambientais, como a biodiversidade, a mitigação de emissões e a sustentabilidade económica

“Este projeto parte do princípio de que muitas soluções técnicas já existem graças a intensos esforços de investigação, mas nem sempre chegam de forma eficaz ao terreno”, sublinham os investigadores envolvidos.

banner APP
 

E continuam: “o clima já está a afetar de forma clara os sistemas pecuários europeus, com ondas de calor mais frequentes, secas, alterações na disponibilidade e qualidade das forragens e novos desafios sanitários. Estas transformações têm impacto direto no bem-estar e no desempenho dos animais, bem como na economia das explorações”.

Entre as medidas em destaque estão a adaptação da gestão dos efetivos, com ajustamentos nos calendários, dimensões dos rebanhos, espécies e raças; a melhoria das instalações e da ventilação; a seleção genética de animais mais robustos e resilientes; a otimização da alimentação em momentos críticos; e uma gestão mais flexível dos recursos forrageiros, através da diversificação de culturas e do recurso a diferentes tipos de pastagens.

 

A iniciativa aposta na partilha de conhecimento e na sua adaptação aos contextos locais, promovendo o trabalho conjunto entre investigadores, técnicos, consultores, centros de ensino e produtores, organizados em grupos com vários atores do setor. No âmbito do projeto, serão testadas novas práticas de adaptação dos rebanhos em condições reais, acompanhadas por demonstrações e ações abertas ao setor.

O trabalho será desenvolvido diretamente em explorações comerciais de forma a garantir que as medidas de adaptação são compatíveis com a realidade produtiva, reforçam a sustentabilidade socioeconómica e ambiental da pecuária e produzem resultados duradouros e replicáveis.