Na 2.ª Conferência do Pacto Rural Europeu, em que a AJAP esteve presente, a associação defendeu o desenvolvimento e rejuvenescimento das zonas rurais em Portugal.
Durante o evento, João Almeida, Membro do Conselho Consultivo da organização e Coordenador da Rural Move, destacou o compromisso da AJAP com os Jovens Agricultores e a criação da figura dos Jovens Empresários Rurais (JER).
De acordo com o comunicado de imprensa, a AJAP defendeu ainda que a operacionalização desta figura é urgente, dada a situação de envelhecimento populacional, desertificação e os impactos das alterações climáticas. A organização também sublinhou a necessidade de uma forte vontade política do Governo, especialmente dos Ministérios da Agricultura, Economia, Coesão, Ambiente, Energia e Juventude, para apoiar e fortalecer estas duas figuras no combate ao abandono das zonas rurais.
Lançado em 2022, o Pacto Rural Europeu faz parte do Plano de Ação Rural da União Europeia (UE) e foi criado para mobilizar stakeholders em diferentes níveis de governança, com o objetivo de amplificar as vozes rurais, promover a colaboração e a aprendizagem mútua. Esta temática, discutida ao mais alto nível na UE, pode ser o impulso necessário para que países com desafios semelhantes apresentem propostas semelhantes às que a AJAP tem desenvolvido em Portugal.
Segundo João Almeida, várias intervenções durante o evento destacaram a importância de começar a implementar essa dinâmica territorial em diversos países.
A visão da AJAP, desenvolvida ao longo dos últimos anos em Portugal, está alinhada com os princípios europeus e é refletida no Pacto – Inovação Portugal Rural, um projeto que visa interligar organizações do setor agrícola e rural, entidades empresariais, organizações de jovens, em colaboração com as CIM – Comunidades Intermunicipais e diversos municípios.

A nota de imprensa sublinha que o objetivo é reunir agentes e instituições públicas e privadas, que, trabalhando em rede, atuarão localmente, apoiando especialmente os jovens candidatos a empresários agrícolas e rurais, e promovendo mudanças significativas nas regiões.
Assim, o Pacto tem visa ainda colocar os jovens no centro de uma estratégia de regeneração rural, abrangendo todas as zonas rurais do país, que representam mais de 80% do território nacional.
Além disso, a iniciativa pretende proporcionar condições reais para que os jovens se fixem e prosperem, com uma visão integrada, humana e sustentável. O objetivo é reverter o colapso populacional das áreas rurais, atraindo e fixando novos residentes, reforçando a identidade rural, valorizando o talento local, capacitando a juventude e promovendo o empreendedorismo e a criação de empresas.
No comunicado, a AJAP sublinha estar comprometida com o rejuvenescimento dos territórios rurais e com o impulso ao desenvolvimento local, regional e nacional, alinhando-se, ao mesmo tempo, com os principais princípios da visão europeia apresentados na 2.ª Conferência do Pacto Rural Europeu.