Quantcast
Agricultura

Conheça os 4 projetos apoiados pela Gulbenkian para proteger a água e o solo

Conheça os 4 projetos apoiados pela Gulbenkian para proteger a água e o solo iStock

A Fundação Calouste Gulbenkian vai financiar quatro projetos agrícolas no âmbito da iniciativa Gulbenkian Água, focados na partilha de conhecimento sobre práticas sustentáveis de gestão do solo com impacto direto na disponibilidade e conservação da água.

De acordo com o comunicado de imprensa, o apoio, dirigido a produtores agrícolas e assente em demonstrações no terreno, integra o projeto H2OEfficient, que decorrerá até março de 2027.

 

O projeto H2OEfficient incluiu uma fase piloto, durante a qual foram instalados sensores para monitorizar a humidade do solo, o estado das plantas e as necessidades hídricas ao longo da época agrícola, testando simultaneamente novas técnicas de gestão da água e do solo.

Nesta nova fase, o projeto aposta na partilha de técnicas e tecnologias de rega mais eficientes, direcionadas para culturas agrícolas e regiões onde foram identificadas lacunas na transferência de conhecimento.

 

Entre as 36 candidaturas submetidas e avaliadas por um júri externo, foram selecionados os seguintes projetos:

EntreLinhasVerdes – Região do Oeste
Promovido pela Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para Inovação Digital da Agricultura, o projeto EntreLinhasVerdes visa demonstrar os benefícios do uso de cobertos vegetais nas entrelinhas de vinhas e pomares. Serão realizados ensaios em explorações agrícolas de diferentes dimensões, comparando áreas com enrelvamento e áreas com mobilização tradicional do solo.

 

A monitorização incluirá sensores de humidade e temperatura do solo, estações meteorológicas e análises laboratoriais, permitindo a recolha e partilha de dados em tempo real.

Os resultados irão sustentar ações de demonstração em campo, workshops e iniciativas de capacitação prática, envolvendo cerca de 120 agricultores e técnicos, bem como 20 entidades do setor agrícola.

 

Soil Academy – Regiões do Mondego, Golegã e Coruche
Promovido pela Fciências.ID, o projeto Soil Academy centra-se na cultura do milho e visa capacitar 12 agricultores através de formação teórico-prática e acompanhamento no terreno, com parcelas de demonstração instaladas nas explorações.

banner APP

Estas parcelas funcionarão como laboratórios vivos, abertos a agricultores, técnicos e decisores, com o objetivo de envolver cerca de 500 participantes e promover a adoção de práticas regenerativas, como culturas de cobertura, sementeira direta, rotação de culturas e rega eficiente.

O projeto inclui a monitorização científica da saúde do solo, a criação de uma base de dados de apoio à decisão e uma forte componente de divulgação, através de publicações, materiais informativos e eventos públicos.

Soutos Sustentáveis – Vinhais, Trás-os-Montes
Promovido pela CONFAGRI, o projeto aposta na gestão sustentável da água e do solo nos soutos de castanheiro do concelho de Vinhais. A iniciativa combina conhecimento científico, práticas agrícolas inovadoras e partilha de experiências entre agricultores, através da criação de uma rede local de agricultores-mentores.

Serão instaladas parcelas piloto para testar soluções de gestão do solo e da água, com ações de demonstração dirigidas a cerca de 80 agricultores e técnicos, apoiadas por materiais práticos. O projeto inclui ainda uma visita técnica ao norte de Espanha para troca de experiências com organizações agrícolas de soutos.

ViD_AS – Região do Dão
Promovido pelo Instituto Politécnico de Viseu, o projeto ViD_AS foca-se na vinha e pretende demonstrar práticas sustentáveis de rega e de gestão do coberto vegetal do solo.

Para esse efeito, será criada uma unidade piloto de 0,7 hectares no Polo de Inovação de Nelas, onde serão testadas diferentes estratégias de rega e de coberto vegetal em castas da região.

O projeto aposta fortemente na transferência de conhecimento, com ações de sensibilização e workshops dirigidos a viticultores, e formação mais especializada para técnicos de exploração e consultoria, combinando sessões teóricas e práticas ao longo da campanha agrícola.