Os incêndios que continuam a devastar vastas áreas rurais em várias regiões do país estão a provocar graves consequências para o setor pecuário. A FENAPECUÁRIA – Federação Nacional das Associações de Produtores Pecuários – alerta para o impacto “devastador” que as chamas estão a ter sobre a atividade, sobretudo pela dificuldade crescente em garantir a alimentação dos animais.
Em comunicado de imprensa, a Federação recorda que, em muitas regiões do país, a pecuária desempenha um papel “fundamental” na coesão territorial e é pilar essencial da economia local. Nesse sentido, a FENAPECUÁRIA apela para que esta realidade seja encarada com carácter de urgência, garantindo que nenhum produtor seja deixado para trás neste “momento trágico”.
Sublinhando a urgência de uma rápida avaliação dos prejuízos por parte das entidades competentes, a FENAPECUÁRIA apela ao Governo e aos seus organismos para que implementem, de forma coordenada e imediata, medidas de apoio à alimentação animal, direcionadas aos produtores pecuários.
Segundo a nota de imprensa, o objetivo passa por assegurar a disponibilidade de alimentos para os animais e evitar a perda irreversível da atividade pecuária nas regiões afetadas.

iStock
