Quantcast
Floresta

Navigator anuncia apoios aos produtores florestais afetados pela tempestade Kristin

FNavigator anuncia apoios aos produtores florestais afetados pela tempestade Kristin iStock

A The Navigator Company anunciou que irá implementar medidas de apoio para os produtores florestais afetados pela depressão Kristin, que causou danos significativos, especialmente na região centro de Portugal.

De acordo com o comunicado de imprensa, a empresa está totalmente disponível para receber, nos próximos meses, a madeira fina (ou madeira jovem) que se partiu ou dobrou devido aos efeitos da intempérie.

 

A receção ocorrerá sem penalizações ou descontos de até 30% no volume por carga proveniente dos 60 concelhos afetados. Tal como é habitual, a madeira deverá ser entregue com as dimensões e a forma de corte adequadas, sendo implementadas medidas especiais de inspeção para garantir este requisito.

A empresa explica que, normalmente, a madeira fina (com diâmetro entre 5 e 8 centímetros) não é utilizada pela indústria devido à sua baixa eficiência e ao aumento dos custos de produção. Para preservar os stocks e evitar cortes antecipados, as empresas do setor aplicam preços mais baixos a essa madeira.

banner APP
 

No entanto, devido aos danos causados pela tempestade nas zonas afetadas, onde a maior parte da madeira danificada é fina, a Navigator decidiu flexibilizar sua política e aceitar esse tipo de madeira, fazendo uma exceção aos seus critérios habituais.

A Navigator avançou ainda que continuará a não desvalorizar a madeira danificada por fenómenos catastróficos recebida nas suas fábricas, impedindo qualquer aproveitamento especulativo dessa situação, que prejudique os produtores florestais. A empresa reserva-se o direito de penalizar comercialmente quaisquer intermediários que pratiquem essa conduta.

 

“Para reconstruir rapidamente uma floresta mais ordenada e resiliente – capaz de ajudar a absorver CO₂, regular o ciclo da água, prevenir a erosão e servir de refúgio à biodiversidade –, a Navigator considera fundamental desobstruir estradas e caminhos, proceder à limpeza das áreas florestais e replantar de forma rápida e mais ordenada”, lê-se na nota de imprensa.