A seca na Península Ibérica vai estar na agenda da sessão plenária da próxima semana do Parlamento Europeu. Tal ocorre, após o PSD ter solicitado um debate de urgência.
A decisão foi tomada na Conferência de Presidentes do PE – que junta a presidente da assembleia e os líderes das diferentes bancadas -, depois de o Partido Popular Europeu (PPE) ter apoiado a solicitação da delegação social-democrata, apresentada no grupo de trabalho para agricultura, informa o Diário de Notícias.
O social-democrata e membro da Comissão da Agricultura, Álvaro Amaro, no comunicado sobre o requerimento do debate, justificou que esse pedido ocorria porque “a situação atual em Portugal é dramática. Quase metade do território (45%) sofre de seca extrema ou severa. O resto do território está sob seca moderada, o que significa que nenhuma parte de Portugal está livre de seca”. Em Espanha, zonas como a Catalunha, a Andaluzia e a Galiza também estão a sofrer as mesmas condições.
“Não só as condições de seca podem alastrar-se a outras partes da Europa, como as consequências causadas pela seca podem ser sentidas em toda a União”, alertou o eurodeputado.
Já o chefe da delegação do PSD, José Manuel Fernandes, acrescentou: “Perante este cenário assustador, Portugal e a Europa precisam de ter uma resposta da Comissão Europeia. O que pretende a Comissão fazer? Que medidas e mecanismos extraordinários irá ativar para responder a esta emergência?”