Quantcast
Azeite

Herdade Maria da Guarda produziu 2 milhões de kg de azeite em 2016

PAN quer suspensão de colheita mecanizada de azeitona durante a noite

A Herdade Maria da Guarda produziu em 2016 cerca de 2 milhões de kg de azeite, um valor que, segundo o produtor, representa “cerca de 2% da produção nacional” e o coloca no segundo lugar do ranking dos maiores produtores de azeite do país.

“No Alentejo, onde se concentra cerca de 70% da produção de azeite nacional, a Herdade Maria da Guarda regista mesmo um crescimento com uma produção a rondar os 2 milhões de quilos de azeite, colocando-se como segundo maior produtor português, reforçando assim a sua posição enquanto empresa portuguesa independente, das maiores e mais eficientes na produção de azeite”, refere o produtor numa nota enviada esta semana às redações.

A Herdade Maria da Guarda conta com cerca de 1600 km de olival em sebe. Para além disso, conta ainda com 1,1 milhões de oliveiras.

banner APP

João Cortez de Lobão, acionista da Casa Agrícola Cortez Lobão, que detém esta herdade, refere que “este foi um ano muito bom para a Herdade Maria da Guarda em que conseguimos bater novamente recordes de produção de azeite. No Alentejo existem excelentes condições para manter a produção mesmo num ano em que o mundo sofre quebras e, para além disso, produzimos um azeite de excelente qualidade que nos permite fazer os acordos de exportar 100% da nossa produção ainda antes de ter início a apanha.”

De acordo com o produtor da região do Alentejo, a Herdade Maria da Guarda contribuiu também para uma pegada ecológica positiva, com os seus 1,1 milhões de oliveiras a produzirem anualmente cerca de oito toneladas de oxigénio para o país.