Quantcast
Tecnologia

Pulverizadores com IA ajudam a reduzir custos e uso de herbicidas, concluiu estudo

822423408594604560 Direitos Reservados

A Weed Science Society of America (WSSA) publicou recentemente um estudo que revela como os pulverizadores inteligentes equipados com inteligência artificial (IA) podem ajudar a reduzir o uso de herbicidas e os custos para os produtores de milho e soja nos Estados Unidos da América (EUA).

O estudo analisou ensaios de campo realizados entre 2022 e 2023 em Kansas e Illinois.

 

“Esta investigação demonstrou que é possível reduzir significativamente o uso de herbicidas com pulverizadores inteligentes, em comparação com as pulverizações tradicionais”, afirmou Anita Dille, cientista da WSSA e professora de agronomia na Universidade Estadual do Kansas.

Além disso, destacou também que, embora a tecnologia seja eficaz, é importante continuar a aplicar práticas de gestão integrada de ervas daninhas, como rotações de culturas e o uso de herbicidas residuais.

 

Nos ensaios, os pulverizadores inteligentes com IA conseguiram reduzir o uso de herbicidas e os custos associados. Para realizar os testes, os investigadores montaram um pulverizador em um trator, equipado com uma barra frontal para pulverização pontual e uma barra traseira para pulverização aérea. Câmaras nas barras utilizavam tecnologia de imagem para distinguir entre as culturas e as ervas daninhas.

banner APP

As tecnologias de IA permitiram ao pulverizador identificar e pulverizar as ervas daninhas nas fileiras das culturas, ativando os bicos conforme a área verde detetada por cada câmara. Para aplicações de destruição ou pré-emergência, o sistema usou tecnologia de infravermelho para detetar a vegetação verde.

 

Apesar da tecnologia avançada, os produtores de milho e soja também se beneficiaram ao seguir alguns programas tradicionais de herbicidas avaliados no estudo.

Anita Dille explicou que “um sistema tradicional de uma barra e um tanque ainda funcionaria bem com duas passagens, usando um produto residual no plantio e uma aplicação direcionada de herbicidas depois da emergência das plantas”.