Quantcast
Política Agrícola

2014 foi muito positivo para a agricultura, diz secretário de Estado

2014 foi muito positivo para a agricultura

O setor agrícola português cumpriu em 2014 os seus objetivos de crescimento e viu as exportações crescerem, o que levou a uma redução do défice da balança comercial em cerca de 560 milhões de euros. As conclusões são da secretaria de Estado da Agricultura que emitiu esta semana um comunicado em que refere que o ano que terminou foi “muito positivo” para o setor.

Segundo o Secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, “em termos operacionais o ano de 2014 foi um ano muito exigente, mas muito positivo. Primeiro, houve uma forte preocupação em continuar a garantir aos agricultores o bom funcionamento dos instrumentos da PAC ao sector, necessários para a continuação do bom ritmo de crescimento do sector agrícola. A antecipação do pagamento das ajudas diretas em outubro pelo 3º ano consecutivo, inicialmente previsto para dezembro de 2014, trouxe mais segurança aos agricultores e uma melhor execução orçamental.”

José Diogo Albuquerque continua referindo que “também no PRODER a nossa meta era os 92% de execução e terminamos 2014 com 93%. Isto mostra que com uma gestão eficaz dos fundos comunitários o sector dá uma reposta rápida e muito positiva. No que diz respeito ao regime de transição estamos bastante satisfeitos, pois reforçámos fortemente o ritmo de análise de candidaturas, conseguindo analisar já cerca de 5600.”

banner APP
 

A totalidade de pagamentos PRODER efetuados em 2014 foi de 721 milhões de euros, dos quais 110 milhões de euros são referentes ao Orçamento de Estado. O PDR 2020, que agora teve início, conta já com pagamentos no valor de 109 milhões de euros.