Uma comitiva da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal (AJAP) reuniu, no passado dia 6 de agosto, na Herdade Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, com o Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, e a Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.
A reunião teve como objetivo dar a conhecer a realidade dos territórios rurais, dos Jovens Agricultores e Jovens Empresários Rurais (JER), bem como analisar os desafios e constrangimentos que se colocam ao rejuvenescimento do setor e ao rendimento dos agricultores, explica o comunicado de imprensa.
De acordo com a comunicação, na reunião, a que se seguiu uma visita à Herdade do Vale da Rosa, foram abordados “os entraves da fraca adesão de Jovens ao setor agrícola (somos o segundo país da Europa, a nível de percentagem, com menos Jovens Agricultores) e ouvimos do Sr. Ministro as medidas que fez constar na reprogramação do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum em Portugal (PEPAC)”.
Além disso, foi ainda abordada a necessidade de “estancar o abandono dos territórios rurais e impulsionar um conjunto de atividades económicas que, além da agricultura, alavancam a economia, as dinâmicas sociais e culturais destes territórios”.
A AJAP informa que apelou ao Ministro da Agricultura que proceda a algumas alterações nas medidas dos GAL (Grupos de Ação Local), por forma a facilitar investimentos por parte de Jovens Empresários Rurais.
Relativamente à Ministra da Juventude e Modernização, a Associação refere que propôs a possibilidade de, ao nível do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), poder surgir uma outra medida específica para os detentores do Estatuto JER, acrescentando ainda nesta solicitação o seu empenho na sensibilização junto de outros Ministérios (nomeadamente da Coesão, Economia e Finanças) para que nas medidas existentes ou a existir nessas tutelas, possam surgir majorações de apoios aos Jovens Empresários Rurais.
Para a AJAP, uma das formas mais eficazes de capitalizar no combate à desertificação e ao abandono dos territórios rurais passa pela “instalação de mais Jovens Agricultores e pelo incremento e apoios em investimentos por parte de Jovens Empresários Rurais”.
Para Firmino Cordeiro, Diretor-Geral da AJAP, “ter dois ministros no terreno com a AJAP, a debater este tipo de problemas, é de extrema importância, uma vez que o grau de sensibilização e perceção das verdadeiras dificuldades, é bem diferente do ambiente de reuniões formais”.
E continua: “este encontro na Herdade do Vale da Rosa juntou Jovens Agricultores, agricultores, alguns autarcas e até um deputado pelo círculo de Beja, gerando um ambiente propício a uma discussão genuína sobre os verdadeiros problemas. Por este motivo, a AJAP aplaude esta visita, como outras que já aconteceram com o Ministro da Agricultura e a Ministra da Juventude e Modernização”.
Neste sentido, a nota de imprensa avança que o Ministro da Agricultura assumiu o empenho em melhorar as condições de adesão dos Jovens Agricultores ao setor e indicou as várias medidas propostas pelo Governo no âmbito da reprogramação do PEPAC, que neste momento apenas aguarda aprovação pela Comissão Europeia (CE).
A comunicação refere ainda que a Associação “deixou claro” aos dois Ministros a reivindicação que mantém e que se prende com os impostos (IRS/IRC) e Segurança Social. Quanto à Segurança Social mantemos a proposta de isenção nos três primeiros anos de instalação. Em relação à isenção ao IRS/IRC (conforme a situação em causa) dos subsídios ao investimento e nos subsídios à exploração até ao fim do vínculo contratual da candidatura.
Já a Ministra Margarida Balseiro Lopes, assegurou que vai estudar a possibilidade de fazer pontes entre pastas governamentais e incentivar os jovens a interessarem-se não só pelo setor agrícola, como em outras áreas, por forma a instalarem-se em maior número possível nestes territórios.