Christophe Hansen, ex-eurodeputado luxemburguês de 42 anos, foi o nome escolhido por Ursula von der Leyen para Comissário Europeu para a Agricultura e Alimentação.
A equipa de comissários europeus foi conhecida ontem, numa lista que a presidente da Comissão Europeia considerou como uma estrutura mais “enxuta, interativa e interligada”.
Christophe Hansen, oriundo da família política do Grupo do Partido Popular Europeu (Democratas-Cristãos) é membro do Parlamento Europeu desde 2018, com trabalho no Comissão de Comércio Internacional, na Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais e na Comissão dos Transportes e do Turismo.
De acordo com o site da RTP, o novo comissário “é filho e neto de agricultores” e tem como formação Mestrado em Geociências, Ciências Ambientais e Gestão de Riscos.
No seu percurso profissional consta uma passagem pelo Gabinete de Assuntos Europeus da Câmara de Comércio do Luxemburgo, foi adido económico e comercial da Embaixada do Luxemburgo e esteve na Representação Permanente do Luxemburgo junto da UE, onde presidiu ao Grupo de Trabalho do Conselho sobre o Ambiente durante a Presidência do Conselho da UE no Luxemburgo (2015).