Floresta

Corticeira Amorim compra a Cosabe por 5,5 M€

Corticeira Amorim compra a Cosabe por 5,5 M€

A Corticeira Amorim anunciou esta quarta-feira (24 de outubro) a aquisição da Cosabe por 5,5 milhões de euros, um negócio que representa o primeiro investimento da companhia em propriedade florestal. O principal ativo da Cosabe é a Herdade da Baliza, em Castelo Branco, com cerca de 2866 hectares, onde a Amorim irá instalar uma “plantação suberícola intensiva”.

De acordo com o comunicado enviado pela empresa à CMVM, esta operação está integrada no ‘Projeto de Intervenção Florestal’ que a Amorim Florestal tem em marcha e que “visa assegurar a manutenção, preservação e valorização das florestas de sobro e, consequentemente, a produção contínua de cortiça de qualidade, desenvolvido em estreita parceria com produtores florestais, instituições de investigação e entidades políticas locais”.

Corticeira Amorim diz ainda que pretende desenvolver na Herdade da Baliza uma “plantação suberícola intensiva” em modo de “produção intensiva e com fertirrega, aumentando a densidade de sobreiros por hectare e um crescimento mais rápido dos mesmos, reduzindo de forma significativa o tempo necessário para o início de exploração das árvores”.

“Estima-se que este investimento, o primeiro do grupo Corticeira Amorim em propriedade florestal, possa ser um contributo valioso para a afirmação do montado como um investimento sustentável e rentável agora também para a geração que o planta”, conclui a empresa.

Esta notícia surge depois de a Amorim ter anunciado recentemente investimentos de cerca de 37,5 milhões de euros na aquisição de participações em três empresas internacionais de produção de rolhas, como é o caso do grupo Établissements Christian Bourrassé.