Financiamento

Cova da Beira 2020 abre concurso para mercados locais

O Cova da Beira 2020, instrumento de apoio ao desenvolvimento local gerido pela RU.DE – Associação de Desenvolvimento Rural, abriu as candidaturas para um concurso para a criação de cadeias curtas de distribuição e comercialização de produtos agrícolas.

De acordo com os responsáveis pelo instrumento, “são objetivos desta medida de apoio promover o contacto direto entre o produtor e o consumidor, contribuindo para o escoamento da produção local, a preservação dos produtos e especialidades locais, a diminuição do desperdício alimentar, a melhoria da dieta alimentar através do acesso a produtos da época, frescos e de qualidade, bem como fomentando a confiança entre produtor e consumidor. “

Podem beneficiar dos apoios previstos na medida de apoio projetos de investimento com um custo total elegível, apurado em sede de análise, igual ou superior a 5000 euros e inferior ou igual a 200 000 euros promovidos por GAL, associações de desenvolvimento local e de produtores, parcerias que integrem no mínimo três produtores agrícolas e autarquias.

O apoio previsto assume a forma de incentivo não reembolsável até 50% das despesas elegíveis. As candidaturas encerram a 21 de agosto deste ano.