O Governo criou a ‘Bolsa de Iniciativas da Parceria Europeia de Inovação’, um projeto que pretende facilitar iniciativas de inovação nos setores agrícola e florestal.
A criação da iniciativa foi revelada pela Portaria n.º 324/2015, onde é possível ler-se que a ‘Bolsa de Iniciativas’, como será designada, surge depois do “diagnóstico efetuado para preparação do PDR 2020”, que “evidenciou que, apesar dos progressos realizados, existem em Portugal, nos sectores agrícola e florestal, dificuldades em transformar conhecimento em inovação que se traduza em crescimento sustentável e eficiente utilização e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade”.
Assim, a Bolsa de Iniciativas terá como objetivos promover o encontro entre interessados em desenvolver iniciativas de inovação no setor, bem como a aglomeração destas iniciativas em torno de objetivos semelhantes, e preparar a constituição de Grupos Operacionais.

A bolsa funcionará na plataforma online www.rederural.pt , onde será disponibilizado um formulário que deverá ser preenchido para apresentar as iniciativas propostas por cada grupo operacional, constituído por empresas, associações, cooperativas e entidades de investigação.
Essas iniciativas, por sua vez, serão apreciadas pelo Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral e posteriormente publicadas, ficando disponíveis no prazo de um ano.