Quantcast
Pecuária

“É inevitável que os preços dos produtos agrícolas subam” alerta Fenapecuária

A Fenapecuária declara que, face ao aumento “brutal” dos custos de produção, “é inevitável que os preços dos produtos agrícolas subam”.

A Fenapecuária – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores Pecuários declara que, face ao aumento “brutal” dos custos de produção, “é inevitável que os preços dos produtos agrícolas subam”.

O presidente da federação, Idalino Leão, afirma, citado em comunicado, que “a continuar assim, Portugal corre sérios riscos de aumentar, ainda mais, a sua dependência externa, pois existem produtores que já ponderam encerrar a sua atividade”.

 

O responsável destaca, também, que “este contexto só vem colocar a nu a enorme dependência da União Europeia face a outros blocos mundiais. O que prova que a recente estratégia defendida para a futura PAC é um erro que só vai agravar, ainda mais, os desequilíbrios e a nossa dependência do exterior”.

banner APP

A Fenapecuária alerta ainda para a urgência e necessidade do aumento dos preços da carne e do leite.  “Até os consumidores estão sensíveis e recetivos para esta problemática, aquilo que se espera é que todos os elos da cadeia agroalimentar se comprometam e atuem nesse sentido, trazendo mais justiça e equidade à fileira”, declara a entidade.

 

Por fim, o presidente da Fenapecuária nota que  “este é também o tempo dos nossos governantes assumirem que é importante defender e promover a soberania alimentar de Portugal, e que devem usar todas as ferramentas ao seu dispor.”