Quantcast
Fitofarmacêuticos

Eletrólise da água pode ser alternativa aos fungicidas na agricultura

pesticidas na agricultura ilustração

Um projeto de investigação levado a cabo na Austrália tem vindo a estudar a possibilidade de utilizar a eletrólise da água como alternativa aos fungicidas na agricultura. Até agora, o método já era utilizado para eliminar bactérias em produtos frescos e não é mais do que água eletrolisada que se obtém passando uma corrente elétrica através de um tanque de água e cloreto de sódio.

“As aplicações possíveis são o combate às doenças nos produtos vegetais, a desinfeção dos equipamentos, a segurança alimentar, que passa por lavar os produtos frescos e aumentar o ciclo de vida dos alimentos”, refere Karine Cadoret, responsável por uma associação de agricultores na Austrália, à Euronews.

banner APP

Os pesticidas utilizados na agricultura são “desreguladores endócrinos” e interferem com o sistema hormonal, podendo causar doenças, segundo alguns estudos, razão pela qual cada vez mais se opta por estudar alternativas. Em 2013, por exemplo, a Europa proibiu o uso de três pesticidas comercializados por empresas da indústria.

Nathan Richardson, um dos agricultores que já testam o método da água eletrolisada, refere ao mesmo meio que “tudo o que pudermos fazer para reduzir o impacto dos pesticidas na flora e na fauna pode ser muito positivo.”