Várias espécies vegetais foram proibidas de sair do território das ilhas baleares espanholas devido ao risco de propagação da xylella fastidiosa, uma bactéria que afeta sobretudo o olival e que nos últimos anos tem destruído plantações em vários países europeus. De acordo com a Oleo Revista, o Ministério da Agricultura espanhol emitiu uma ordem que declara que se forem encontradas espécies vegetais procedentes deste território fora dele deve “proceder-se de forma imediata à sua destruição nas instalações adequadas mais próximas”.
Segundo o Ministério da Agricultura espanhol, a xylella fastidiosa é uma bactéria “com mais de 300 hospedeiros e produz graves danos em culturas muito importantes no nosso país, tal como o olival, citrinos, videira, amendoeiras, pessegueiros e espécies ornamentais”.
Uma das características desta bactéria é o enfraquecimento progressivo da planta afetada e, nos casos mais graves, pode levar à sua morte. Por outro lado, uma das coisas que tem dificultado a travagem da progressão da doença pela Europa prende-se com o facto de só manifestar sintomas em fases muito avançadas, mas existem investigadores cada vez mais perto de encontrar uma solução.