Quantcast
Hortofrutícolas

Exportação portuguesa de ameixas para o Brasil é retomada

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) anunciou que o País retomou o processo de exportação de ameixas para o Brasil.

A Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) anunciou que o País retomou o processo de exportação de ameixas para o Brasil, após uma auditoria do departamento brasileiro de sanidade vegetal. A primeira remessa já foi aprovada, relata a agência Lusa.

“Após ter sido concluído o plano fitossanitário entre a DGAV e o Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas – DSVIA (Brasil), que incluiu uma auditoria a Portugal de inspetores da DSVIA em agosto último, estão reunidas as condições para retomar a exportação de ameixa para o Brasil”, lê-se numa nota da DGAV.

banner APP
 

De acordo com o mesmo documento, o certificado fitossanitário para a primeira remessa a ser entregue já foi emitido.

O processo surgiu face ao risco associado à praga Lobesia botrana em ameixa, produzida e originária de Portugal com destino ao Brasil.  Sendo que, no ofício da DGAV e da DSVIA, lê-se: “Em Prunus domestica (ameixeira) a Lobesia botrana não é praga da cultura em Portugal e se aparece é meramente acidental”.