Hortofrutícolas

Fruta Feia já evitou mais de 1300 toneladas de desperdício

Fruta Feia já evitou mais de 1300 toneladas de desperdício

Cinco anos depois de ter sido criada, a associação Fruta Feia conta já com 187 produtores/fornecedores associados que ao longo destes anos já conseguiram evitar o desperdício de 1300 toneladas de frutas e legumes ao fornecer 5166 consumidores através das suas 11 delegações.

A cadeia alimentar da União Europeia regista um desperdício anual de cerca de 88 milhões de toneladas e desde a produção agrícola até ao consumidor final as perdas atingem os 30%. Para além disso, sabe-se já que cerca de 50 milhões de toneladas de hortofrutícolas produzidos na Europa não chegam sequer aos lineares de supermercado.

Recorde-se que o Governo criou recentemente a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar, uma entidade que tem como missão implementar a Estratégia Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar que pretende reduzir em cerca de metade o atual desperdício alimentar, de 1 milhão de toneladas por ano, até 2030.

A estratégia aprovada inclui um total de 14 medidas de combate ao desperdício alimentar e de promoção do aproveitamento de alimentos, nomeadamente a criação de um selo para as empresas que realizem ações pioneiras a este nível.