Quantcast
Floresta

Governo lança apoio de 12,1 milhões de euros para reforço da gestão florestal

Governo lança apoio de 12,1 milhões de euros para reforço da gestão florestal iStock

O Governo lançou um apoio de 12,1 milhões de euros para a aquisição de máquinas e equipamentos destinados a reforçar a gestão florestal e a prevenção de incêndios, no âmbito do Programa MAIS Floresta: Reforço de Capacidade de Atuação, através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

De acordo com o comunicado de imprensa, este programa, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tem como objetivo reforçar e melhorar a gestão florestal e reduzir o risco de incêndio rural, através do apoio a micro, pequenas e médias empresas com atividade florestal, em particular na área da silvicultura, para a aquisição de máquinas destinadas à gestão florestal e à redução da carga de combustível.

 

Este programa visa reforçar a prevenção e reduzir o risco de incêndio rural, através do aumento da capacidade de intervenção das entidades responsáveis pela gestão da carga de combustível, contribuindo simultaneamente para a melhoria das condições de trabalho dos agentes do setor florestal.

A nota de imprensa avançou ainda que podem candidatar-se a este apoio micro, pequenas e médias empresas de Portugal continental com atividade na área da silvicultura, noutras atividades florestais, na exploração florestal ou nos serviços de apoio à silvicultura e à exploração florestal. O apoio assume a forma de subvenção não reembolsável, até ao montante máximo de 150 mil euros por candidatura aprovada.

 

São elegíveis para este apoio os investimentos em equipamentos das seguintes tipologias:

banner APP
  1. a) Equipamentos mecânicos para gestão de combustível (alfaias);
  2. b) Tratores para operações florestais;
  3. c) Máquinas telecomandadas para gestão de combustível;
  4. d) Máquinas para trituração de ramos e galhos.

O prazo de candidaturas decorre desde 2 de fevereiro e termina às 18h00 de 15 de março de 2026, ou até ao esgotamento das dotações previstas. Cada PME pode apresentar apenas uma candidatura.

 

As candidaturas devem ser submetidas através do Sistema de Gestão de Candidaturas do ICNF.