Quantcast
Regadio

Governo vai fazer levantamento das necessidades de modernização do regadio

O Governo publicou o anúncio 12 da Operação 3.4.2 do PDR2020, que prevê um levantamento pormenorizado das necessidades de investimento para a modernização do regadio existente. Além disso, vai identificar como modernizar as infraestruturas para responder aos critérios de eficiência e sustentabilidade atuais definidos pelas metas Green Deal e Diretiva-Quadro da Água.

Entre os investimentos previstos estão equipamentos mais eficientes, anular perdas de água nos canais e condutas de abastecimento, soluções de energia renováveis, sistemas de monitorização e dispositivos hidráulicos para medição e controlo da água.

A Fenareg afirma que, com este anúncio, o Ministério da Agricultura “inovou, pois irá permitir atempadamente, realizar o levantamento pormenorizado das necessidades de investimento para a modernização do regadio existente”. No entanto, em comunicado, nota que “não quer que nenhum dos regadios antigos seja deixado para trás neste levantamento para o próximo quadro comunitário de apoio”.

“É um trabalho fundamental que a Fenareg tem defendido há anos, que infraestruturas de regadio construídas há mais de meio século sejam atualizadas e modernizadas, para assim poderem vir a responder com eficiência e sustentabilidade a mais outras tantas décadas ao serviço da produção alimentar nacional”, nota a associação de regantes nacionais.

A Fenareg recorda que são estas infraestruturas que “asseguram o abastecimento de água a mais de 36% das explorações agrícolas de regadio, sejam elas pequenas ou grandes, de agricultura biológica ou de exploração familiar”.

De forma que nenhum destes investimentos, identificado como viável, seja deixado para trás, a Fenareg solicitou um reforço aos 7 milhões de euros disponíveis no concurso. Para tal, pretende que seja utilizada “a disponibilidade financeira que sabemos existir no final do atual quadro comunitário, de modo a assegurar a aprovação de todos os projetos com pontuação VGO acima de 10”.