Os apoios a investimentos agrícolas previstos no âmbito do PDR 2020 foram desbloqueados esta semana, com a contratação do primeiro projeto de investimento agrícola, em Sesimbra. Até ao final desta semana, cerca de 105 projetos serão desbloqueados e receberão um investimento total de 20 milhões de euros.
Os agricultores contemplados pela medida irão receber uma mensagem do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), através de um SMS, a indicar que se encontram disponíveis no site os termos de aceitação da candidatura. A região com mais projetos é o Alentejo, com 44 candidaturas aprovadas, para um montante global de investimento elegível de 8,9 milhões de euros.
A exploração agrícola Quinta da Mó, que irá produzir figos para exportação, foi a primeira a receber financiamento e contou com a presença de Capoulas Santos, ministro da Agricultura, para a assinatura online do projeto.
“Este é um procedimento totalmente inovador” congratulou-se o ministro da Agricultura, explicando que “a desmaterialização dos processos evita que se percam dias e dias, nalguns casos semanas, a recolher assinaturas. Agora é só um ou dois ‘clicks’ e o processo fica todo regularizado”.
“A Quinta da Mó representa todo um novo paradigma, toda uma nova realidade que a agricultura portuguesa tem pela frente”, sublinhou o ministro, acrescentando que “é um projeto inovador, bem pensado do ponto de vista do segmento de mercado em que quer marcar posição, que cria emprego e que tem um forte potencial de crescimento, atendendo a que está essencialmente vocacionado para a exportação”. Para Capoulas Santos, “tudo isto são mais-valias e projetos que vale a pena apoiar.”