Tecnologia e máquinas agrícolas

Já existe uma exploração agrícola controlada por robots

A empresa norte-americana Iron Ox inaugurou este mês uma exploração agrícola que é controlada por robots equipados com um sistema de inteligência artificial. Fruto de um investimento que rondou em 2017 os 8,7 mil milhões de euros, e com uma área de 2 mil metros quadrados, esta exploração quer combater a falta de mão de obra, ao mesmo tempo que testa novas formas de obter maiores níveis de produtividade e rentabilidade.

Em entrevista ao britânico The Guardian, Brandon Alexander, um dos fundadores da Iron Ox, revela que esta exploração, que tem um ‘cérebro’ próprio, consegue “cultivar 30 vezes mais produtos do que as explorações agrícolas tradicionais” e tudo graças à tecnologia.

Para já, estão a ser testadas mais de 50 culturas diferentes, nomeadamente ervas aromáticas, e os primeiros resultados mostram que este modelo permite utilizar 90% menos água do que as propriedades agrícolas tradicionais.

Para além de máquinas com braços robóticos que conseguem transportar plantações de um determinado terreno para outro, esta exploração está equipada com câmaras e sensores que conseguem identificar doenças e pragas, identificando também a altura ideal para iniciar a colheita.

Conheça esta exploração agrícola tecnológica no vídeo da Associated Press