Eventos

MBIA Talks discute ideias para a agricultura

A segunda edição da MBIA Talk decorreu esta semana e foi palco de uma discussão sobre ‘Estratégia e Gestão no Setor Agroindustrial Português’ que, entre outros participantes, contou com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira.

“Com o objetivo de dar espaço à discussão de ideias sobre o setor agrícola, o apoio à inovação e ao empreendedorismo agroalimentar, esta segunda MBIA Talk ficou marcada pelo exemplo da Science4you, uma empresa de fora do setor onde a persistência, insistência e instinto do fundador foram evidenciadas pelo sales manager, Filipe Silveira, como os alicerces da empresa que se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos educativos e científicos”, conta a organização da iniciativa. Já Luís Castro Henriques, administrador da AICEP, aproveitou para dissertar acerca do investimento estrangeiro num setor que é já responsável por 1/5 das exportações, o agrícola.

Luís Medeiros Vieira, Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, por sua vez, evidenciou o otimismo quanto ao futuro da agricultura e deixou dois desafios aos empreendedores agrícolas: internacionalização do setor e um maior equilíbrio da cadeia alimentar. De resto, o Secretário de Estado reforçou a necessidade de se definir “uma estratégia para desperdiçar menos, para se aprender a comer melhor, sem nunca perder de vista que os destinatários das políticas públicas são os consumidores.”

Segundo Estélio Sequeira, Diretor de Operações da McDonald’s Portugal, um dos organizadores do evento, “esta 2ª Edição MBIA Talk foi bastante positiva, penso que saímos todos deste encontro com uma sensação de otimismo em relação ao futuro da nossa agricultura. Portugal continua a exportar e representa hoje um enorme potencial que lhe pode permitir ganhar espaço num mercado global através de produtos que se distinguem principalmente pela sua qualidade de excelência. A MBIA tem na sua essência contribuir para acelerar o crescimento e inovação dos negócios agrícolas e, desta forma, contribuir para o desenvolvimento deste setor”.

Já Luís Mira da Silva, Presidente da Direção da INOVISA, afirma que “em mais uma iniciativa da MBIA ficámos a conhecer casos de sucesso onde ficou visível a aplicação das novas tecnologias ao setor agroalimentar o que torna a agricultura mais sustentável, mais inovadora, mais virada para o exterior e mais rentável.”