Quantcast
Regadio

M. da Agricultura aprova 4 novos projetos de regadio no valor de 50 M€

O presidente da ACOS, Rui Garrido, alertou para "a necessidade de aumentar a disponibilidade de água" no Alqueva para a agricultura.

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, homologou esta quarta-feira, 6 de janeiro, quatro novos projetos de regadio, integrados no Programa Nacional de Regadios (PNRegadios).

“Foram aprovados o Aproveitamento Hidroagrícola de Mortágua (Bloco da Macieira), no concelho de Mortágua, o Aproveitamento Hidroagrícola da Gardunha Sul (Bloco da Marateca), no concelho de Castelo Branco, o Aproveitamento Hidroagrícola do Vale da Vilariça (Ampliação do Bloco Norte), no concelho de Alfândega da Fé, e o Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e respetivo bloco de rega (fase 1), que integrará o perímetro de Alqueva”, refere o Ministério da Agricultura em comunicado.

 

De acordo com o documento, serão beneficiados, no total, “cerca de 13.000 hectares, aos quais está associado um valor de apoio ao investimento superior a 50 milhões de euros”.

banner APP

“Estes regadios fazem parte de um programa que visa a valorização dos territórios e da atividade agrícola”, frisou o Ministério da Agricultura.

 

Maria do Céu Antunes refere que o regadio é “absolutamente fundamental”, uma vez que, “além de ser um fator de resiliência face às alterações climáticas”, contribui para a “valorização dos territórios e da atividade agrícola, tornando-a mais produtiva e mais competitiva”..