Quantcast
PAC

Ministério da Agricultura cria conselho para revisão da PAC

Capoulas Santos ministro da Agricultura Vida Rural

Já seguiu para publicação o despacho do Ministério da Agricultura que vem criar o Conselho de Acompanhamento da Revisão da Política Agrícola Comum. Este organismo terá como objetivo a identificação dos principais desafios e a formulação das opções nacionais para o futuro da PAC pós-2020.

Capoulas Santos, ministro da Agricultura, acredita que “é fundamental, no contexto atual, criar as condições indispensáveis a uma reflexão aprofundada sobre os desafios que a Agricultura Portuguesa terá que enfrentar no futuro, assim como os pressupostos de uma estratégia que suporte e oriente a política agrícola nacional no quadro da futura PAC no período pós 2020”.

Por tudo isto, o ministro da Agricultura decidiu criar “um órgão de consulta para apoiar o ministério na formulação da posição nacional sobre o futuro da Política Agrícola Comum”. Trata-se de uma estrutura que terá uma componente técnica independente, com recurso a especialistas na matéria, e uma componente de diálogo e auscultação permanente do setor agrícola através das suas organizações mais representativas.

Nessa medida, o Conselho é constituído por um Painel de Peritos e por uma Comissão de Representantes. Do Painel de Peritos fazem parte António Serrano, Professor Catedrático da Universidade de Évora;  Arlindo Cunha, Professor da Universidade Católica do Porto; Artur Cristóvão, Professor Catedrático da UTAD; Carlos Duarte, Engenheiro Agrónomo; Francisco Avillez, Professor Catedrático Emérito do ISA da Universidade de Lisboa; Francisco Cordovil, Professor do ISCTE; Jaime Ferreira, Engenheiro Silvicultor; João Bento, Engenheiro Silvicultor; José Lima Santos, Professor Catedrático do ISA da Universidade de Lisboa; Maria de Belém Costa Freitas, Professora da Universidade do Algarve; Mário de Carvalho, Professor Catedrático da Universidade de Évora; Miguel Sottomayor, Professor da Universidade Católica do Porto; Raul Jorge, Professor do ISA da Universidade de Lisboa; Ricardo Braga, Professor do ISA da Universidade de Lisboa; Teresa Pinto Correia, Professora da Universidade de Évora.

A Comissão de Representantes, por sua vez, é constituída pela Associação dos Jovens Agricultores de Portugal; pela Confederação dos Agricultores de Portugal; pela Confederação Nacional da Agricultura; pela Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal; pela Confederação Nacional dos Jovens Agricultores e do Desenvolvimento Rural; e pela Federação “Minha Terra”.